Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

Serviço Social

Atualizado em 24/06/16 08:47.
  • Serviço Social

Atualizado em 13/04/16

Horário de Atendimento:

Entre os dias 09 de Março a 28 de Abril de 2016 os novos horários de expediente do Serviço Social serão:

- Das7 às 10 da manhã: expediente interno

- Das 10 às 16 horas: atendimento ao público

- Das 16 às 18 horas: expediente interno.

Moradia Estudantil – Historicamente, esse projeto tem por objetivo assegurar a permanência dos estudantes de baixa renda na universidade. É concebido como espaço político-pedagógico e busca fortalecer o processo de organização dos estudantes. Atualmente, a PROCOM/UFG-Goiânia possui 4 Casas de Estudantes Universitários (CEUs): I, III, IV e Samambaia, que somam 314 vagas.

Constituem requisitos básicos para requerer vaga nas Ceus: ser estudante de baixa renda, regularmente matriculado nos cursos de graduação (prioridade para quem está cursando a 1ª graduação) da UFG; ser procedente de cidades do interior de Goiás e/ou de outros Estados, com impossibilidade de arcar com despesas de moradia em Goiânia. O estudo de realidade social de quem solicita vaga nas Casas ocorre durante todo o ano, devendo o estudante candidato à vaga participar de reuniões semanais junto à CSS/Procom todas as terças feiras, a partir das 14:30 horas.

Para solicitar vaga na Moradia Estudantil, o estudante deve procurar a Coordenação de Serviço Social da Procom, situada na Praça Universitária, em frente ao Restaurante Universitário.

Telefone: (62) 3209-6241

Projeto Alimentação A política de alimentação da UFG, que inclui o Restaurante Universitário (RU) e o Restaurante Executivo (RE) visa garantir segurança alimentar e nutricional dos estudantes e trabalhadores da UFG. O RU e o RE têm funcionamento regular e atendem a comunidade universitária. Além desse atendimento, desde quando foi terceirizada a gestão desses equipamentos, abril de 2004, foi implantada a Bolsa Alimentação para viabilizar aos estudantes de graduação de baixa renda a isenção de pagamento de refeições nos RU's. Assim, os estudantes com perfil de baixa renda poderão solicitá-la após a efetivação da matrícula e durante o período estabelecido em edital público, disponível todos os anos na página da Procom/UFG.

Projeto Bolsa de Estudo (Permanência) - O Projeto Bolsa de Estudo (Permanência), criada no ano de 2007, substitui o que, anteriormente, desde a década de 1990, era denominada de Bolsa Estágio. Atende estudantes de baixa renda dos cursos de graduação da UFG e busca contribuir para a permanência deles na universidade pública. Para participar desse projeto, os estudantes de graduação, regularmente matriculados, deverão preencher ficha de estudo da realidade social, no período estabelecido em edital próprio da Procom/UFG, e aguardar análise e parecer final da Coordenação de Serviço Social da Procom. O valor atual da bolsa é de R$ 400,00. O objetivo da bolsa é contribuir com o atendimento das necessidades materiais dos estudantes, diminuindo os riscos de suas condições de vida ser impedimento da sua trajetória acadêmica, contribuindo, assim, para chegar à conclusão do seu curso universitário.

Os recursos financeiros desses projetos são provenientes do PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil, coordenado pelo Ministério da Educação.